domingo, 18 de março de 2012

Os Cavaleiros do Zodíaco

 
 
Saint Seiya , conhecido como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa (anime e mangá), de grande sucesso no mundo durante a década de 1990 e também a responsável pela divulgação dos animes no Brasil. Conta a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.

A série exibida na TV é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986.

Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco, nome que recebeu ao ser exibido na França como Les Chevaliers du Zodiaque.

A série foi originalmente exibida em Portugal pelo Canal 1 da RTP entre 13 de Setembro de 1992 e 30 de Maio de 1993, na sua versão original japonesa e sem genérico de abertura ou encerramento. A exibição da série acabou por ser prematuramente cancelada, com apenas 36 episódios, por alegadas queixas relacionadas com o seu conteúdo violento da parte de pais. Embalada pelo estrondoso sucesso de Dragon Ball Z, a SIC iniciou a transmissão de uma versão portuguesa da série em 19 de Setembro de 1999 a SIC, exibindo todos os episódios à excepção do 37. A passagem da série pela SIC foi marcada pela constante mudança de horário, que começou aos domingos pelas 12 horas, passou para terças e quintas às 9 horas e tendo acabado nesses dias às 7:30 da manhã. Desde 2009, o canal Animax tem transmitido a versão japonesa com legendas.


No Brasil, a série começou a ser exibida pela extinta Rede Manchete entre 1º de Setembro de 1994 a 12 de Setembro de 1997(voltando para uma última exibição em 1º de Janeiro de 1998) e estava sendo reprisada pelo Cartoon Network na TV paga desde o dia 1º de Setembro de 2003, pela Rede Bandeirantes na TV aberta desde o dia 5 de Julho de 2004 e pela Rede 21 (atualmente mudou o seu nome para PlayTV), UHF, desde o dia 22 de Agosto de 2005. Atualmente voltou a ser exibido em rede aberta pela Band em 30 de Junho de 2010, com transmissão restrita para São Paulo.

Em 25 agosto de 2010 começou a transmissão para todo o Brasil, menos para as regiões cujas retransmissoras vendem o horário para outros programas.


No dia 15 de Novembro de 2010 estreou de forma inédita na tv aberta pela Band a Saga do Santuário de Hades. Houve alguns pontos a destacar como a não exibição da abertura oficial, um novo logotipo criado pela própria emissora e a exibição do preview do próximo episódio.

Já no dia 02 de Dezembro de 2010 a Band exibiu o primeiro episódio da Saga do Inferno de Hades na TV brasileira. Apesar de exibir a abertura Pegasus Forever, ela cortou um trecho do começo, substituiu o logotipo por aquele em português criado por ela, e exibiu a abertura da Saga dos Elíseos de Hades (do último episódio inclusive). Ao começar o episódio, ela criou um título em português. Ao final, ela exibiu um bom pedaço do encerramento (novamente errando, já que exibiu o encerramento O Jardim de Deus, da Saga dos Elíseos de Hades, porém com a música em japonês.


Em 20 de Dezembro de 2010 a Band também de forma inédita na TV brasileira (tanto aberta como fechada) o primeiro episódio da Saga dos Elíseos de Hades. A forma de exibição da abertura, título do episódio e encerramento foram os mesmos exibidos da Saga do Inferno de Hades.

Pouco tempo depois de começar a reprise Saga do Santuário a Band deixou de exibir os episódios dos Cavaleiros do Zodíaco, retirando a série da sua grade de programação. O parecer oficial da Band é que a série sai do ar para descansar um pouco, sem previsão de volta. Deve voltar ao longo do ano, mas não existe uma data ainda.




ENREDO


Seis anos antes dos eventos descritos pela série, cem órfãos do Japão são enviados para diversas partes do mundo para que se tornem lendários guerreiros conhecidos como "Cavaleiros", soldados sob o comando da deusa grega Atena. Tais guerreiros são protegidos por uma constelação celestial.

O poder dos Cavaleiros se origina do entendimento da natureza do "Cosmo", uma essência espiritual que teve origem com o Big Bang. O conceito do "Cosmo" dita que cada átomo do corpo humano é similar a um pequeno sistema solar, e como o corpo possui bilhões de átomos, sua totalidade forma um "pequeno Cosmo" ou um "pequeno universo". Cada pessoa possui um Cosmo único, e os Cavaleiros são capazes de utilizá-lo para realizar atos sobrehumanos.


O foco da história é em um dos órfãos chamado Seiya. Enviado para o Santuário na Grécia para se tornar o Cavaleiro de Pégaso, ele cumpre sua missão após seis anos de treinamento e retorna ao Japão para rever sua irmã mais velha. Como a mesma desapareceu no mesmo dia em que Seiya viajou para o Santuário, Saori Kido, a neta do homem que enviou todos os órfãos para treinar, faz um trato com ele e o convence a participar da Guerra Galática, um torneio que reúne os órfãos que se tornaram Cavaleiros para que se enfrentem em busca do prêmio: a Armadura de Ouro de Sagitário. Se Seiya participasse e ganhasse, Saori iniciaria uma busca por sua irmã.

Durante a série, Seiya se torna amigo e aliado de outros Cavaleiros de Bronze: Shun de Andrômeda, Shiryu de Dragão, Ikki de Fênix e Hyoga de Cisne. Juntos, eles lutam para protger a deusa Atena de qualquer perigo, assim como seus antecessores fizeram durante milênios.

SAGAS


Saga do Santuário  
 



A Saga do Santuário é um dos principais arcos do anime/mangá Os Cavaleiros do Zodíaco, criado por Masami Kurumada. Primeira saga da história clássica, narra a tentativa do Mestre Ares de dominar o mundo e o seu confronto com os Cavaleiros de Bronze fiéis a Atena.

Enredo

O mestre do Santuário tenta matar a reencarnação da deusa Atena, mas é impedido por Cavaleiro de Ouro de Sagitário Aiolos. O cavaleiro é acusado de traição e é assassinado por outro cavaleiro de ouro Shura de Capricórnio. Antes de falecer, Aiolos entrega a deusa aos cuidados de Mitsumasa Kido, que a cria como sua neta no Japão, e decide treinar diversos órfãos para que se tornem cavaleiros de Atena.

A Saga do Santuário foi dividida em cinco capítulos.
 
Guerra Galáctica


Episódios 01 a 06, no anime, e capítulos 01 a 08, no mangá.

Quatorze anos após a morte de Aiolos, dez órfãos selecionados por Mitsumasa Kido retornam ao Japão como legítimos cavaleiros de bronze. A pedido de Mitsumasa, que falecera antes do retorno dos cavaleiros, Saori organiza um torneio tendo como prêmio a armadura de ouro de Sagitário. A Guerra Galáctica é realizada em uma arena da Fundação Kido chamada de Coliseu.

Os confrontos são definidos por sorteio:

1ª Fase
Combates (vencedores entre parênteses)
Jabu de Unicórnio x Ban de Leão Menor Jabu de Unicórnio
Seiya de Pégaso x Geki de Urso Seiya de Pégaso
Hyoga de Cisne x Ichi de Hidra Hyoga de Cisne
Ikki de Fênix x Nachi de Lobo Ikki de Fênix


Obs.: Shun de Andrômeda e Shiryu de Dragão se classificam automaticamente para segunda fase.
2ª Fase
Combates (vencedores entre parênteses)
Shun de Andrômeda x Jabu de Unicórnio Shun de Andrômeda estava prestes a vencer, mas a luta foi interrompida
Seiya de Pégaso x Shiryu de Dragão Seiya de Pégaso

3ª Fase
Combate

Hyoga de Cisne x Seiya de Pégaso
Ikki de Fênix x Shun de Andrômeda


Obs: Seriam as próximas lutas, mas o torneio foi interrompido.
 
Os Cavaleiros Negros

Episódio 07 a 15, no anime, e capítulos 09 a 18, no mangá.

Sob o comando de Ikki de Fênix, os Cavaleiros Negros roubam a armadura de ouro de Sagitário. Os cavaleiros de bronze vão atrás da armadura que acaba sendo dividida, então começa uma busca para reencontrar as nove partes da armadura (duas pernas, dois braços, cintura, peito, corpo, ombros e máscara).
 
As Forças Ocultas do Santuário

Episódios 16 a 22, no anime

Este capítulo existe apenas no anime, e foi criado, porque a produção do anime estava seguindo um ritmo mais rápido que a do mangá, então, para a história não parar, a Toei Animation escreveu alguns episódios que não existiam na saga original.

Após derrotarem Ikki, os cavaleiros foram atacados por Dócrates que rouba a armadura de ouro, mas graças ao sacrifício de Ikki, acabam saindo com a máscara. Mais tarde, Dócrates sequestra Saori e pede a máscara como resgate. Os cavaleiros de bronze derrotam Dócrates, então o Santuário envia outros cavaleiros para derrotar os cavaleiros de bronze e recuperar a máscara da armadura de Sagitário.
 
Os Cavaleiros de Prata


Episódio 23 a 35, no anime, e capítulos 19 a 27, no mangá.

O Mestre Ares envia os Cavaleiros de Prata, teoricamente mais fortes que os de Bronze, para destruir os Cavaleiros considerados rebeldes e, posteriormente, a menina que se dizia Atena. O primeiro Cavaleiro de Prata a ser enviado Foi Misty de Lagarto, juntamente com Marin de Águia - a mestra de Seiya. É nesta parte que surgem os Cavaleiros de Aço - Shô da Armadura de Céu, Daichi da Armadura da Terra, e Ushô da armadura do Mar. são Cavaleiros criados exclusivamente para a versão animada (não existem no mangá) e desaparecem na partida dos Cavaleiros até o Santuário.
 
As Doze Casas


Episódios 36 a 73, no anime, e capítulos 28 a 45, no mangá.

Determinada a purificar o Santuário, Saori e os Cavaleiros de Bronze vão de encontro ao Mestre. Lá eles descobrem que para se encontrarem com ele deverão atravessar as 12 Casas Zodiacais, cada uma guardada por seu respectivo Cavaleiro de Ouro. Antes de chegarem na primeira Casa, a de Áries, Saori é ferida por uma flecha dourada disparada pelo Cavaleiro de Prata Tremi de Sagita.


Seguindo instruções do Cavaleiro de Prata derrotado os Cavaleiros de Bronze precisam atravessar as 12 Casas em 12 horas e trazer o Mestre para retirar a flecha do peito de Saori. Ao final descobre-se que o Mestre não poderia tirar a flecha, somente o Escudo contido na Estátua de Atena poderia fazê-lo.


1ª Fase
Combates (vencedores entre parênteses)
Shiryu de Dragão x Mu de Áries (Mu de Áries)
Seiya de Pégaso x Aldebaran de Touro (Seiya de Pégaso)
Shun de Andrômeda x Saga de Gêmeos( Saga de Gemêos)
Hyoga de Cisne x Camus de Aquário (Camus de Aquário) (o combate ocorreu na casa de libra)
Shiryu de Dragão x Máscara da Morte de Câncer( Shiryu de Dragão)
Seiya de Pégaso x Aioria de Leão (Aioria de Leão)
Ikki de Fênix x Shaka de Virgem (Shaka de Virgem)
Hyoga de Cisne x Miro de Escorpião (Miro de Escorpião)
Shiryu de Dragão x Shura de Capricórnio (Shiryu de Dragão) [1]
Hyoga de Cisne x Camus de Aquário (Hyoga de Cisne) [2]
Shun de Andrômeda x Afrodite de Peixes (Shun de Andrômeda) [3]

Combate Final
Cavaleiros de Athena x Saga de Gêmeos ( Cavaleiros de Athena )


Notas

1 -  mesmo tendo vencido Shura, Shiryu não prosseguiu com Hyoga,Shun e Seiya pra Aquário por se sacrificar com Shura utilizando um golpe fatal

2 - mesmo tendo vencido Camus, Hyoga não prosseguiu com Shun e Seiya pra Peixes por morrer junto com Camus (congelado novamente) em seu segundo confronto nas 12 Casas

3 - mesmo tendo vencido Afrodite, Shun não prosseguiu com Seiya pra Sala do Mestre por ser atingindo pela Rosa Branca Mortal do Cavaleiro de Peixes;

Saga de Asgard



A Saga de Asgard é um dos arcos principais do anime Os Cavaleiros do Zodíaco, criado por Masami Kurumada. É exclusivo do anime, tendo sido criado pela produtora Toei Animation porque a produção da série animada estava quase acompanhando a produção do mangá. Foi inspirada no filme A Grande Batalha dos Deuses.

Enredo


Hilda de Polaris é a representante do deus Odin (mitologia nórdica), na Terra, tendo como missão garantir a paz em Asgard. No entanto, após receber de Poseidon o Anel do Nibelungo, Hilda passa a seguir ordens do deus grego, declarando guerra a Atena.

Personagens

 

  • Hilda de Polaris: Representante de Odin na Terra.
  • Freya: Irmã de Hilda.

Guerreiros deuses

 

São os combatentes do deus Odin. Representam as estrelas da constelação de Ursa Maior. Os Guerreiros Deuses são da terra nórdica de Asgard, onde são comandados por Hilda de Polaris. Apesar de se chamarem "Guerreiros deuses", suas habilidades se equivalem as dos Cavaleiros de Ouro.
Odin confiou a cada guerreiro deus a guarda de uma safira. Ao reunir todas as safiras, é possível despertar a poderosa Armadura de Odin.
São eles:
  • Thor (Guerreiro Deus de Phecda, Estrela Gama da constelação de Ursa Maior). Antes de se tornar guerreiro deus, dividia sua comida com os pobres de Asgard. Têm como arma o martelo Mjöllnir (Miolnir), e trava uma luta intensa contra Seiya de Pégaso e assim como os demais guerreiros não acredita que Hilda pudesse estar enfeitiçada, então Seiya o derrota. Seu golpe principal é o Hércules Titânico. Em sua luta contra ele Seiya admite que Thor foi o homem mais forte que ele havia enfrentado desde então e fica impressionado com seu poder.

  • Fenrir (Guerreiro Deus de Alioth, Estrela Épsilon da constelação de Ursa Maior). Fenrir quando criança perdeu seus pais, mortos por um gigantesco urso e foi abandonado pelas pessoas que ele acreditava serem amigas. Fenrir foi salvo por uma alcatéia de lobos e desde então passou a não confiar em humanos. Enfrenta Shiryu de Dragão e quase o mata com a ajuda dos seus amigos lobos, não acreditando no que o cavaleiro lhe dissera sobre Hilda e a amizade, porém no fim Shiryu vendo que não podia atacá-lo diretamente usou um Cólera do Dragão em uma cachoeira congelada para acabar com ele. Seu golpes são: a Garra do Lobo Assassino e o Golpe do Lobo Imortal.
  • Hagen (Guerreiro Deus de Merak, Estrela Beta da constelação de Ursa Maior). Um dos guerreiros mais leais a Hilda, e também um dos mais poderosos juntamente com Siegfried. Têm uma relação especial com Freya, a irmã de Hilda o que fez a sua raiva contra Hyoga aumentar, pois ele acreditava que o Cavaleiro de Cisne estava manipulando ela. Desde a infância treinou em uma caverna vulcânica. Domina tanto o fogo quanto o gelo. Na luta com Hyoga de Cisne , acaba perdendo com muita dificuldade, não acreditando que Hilda estava enfeitiçada. Seu golpes são a Força Congelante e o Raio de Fogo.
  • Mime (Guerreiro Deus de Benetnasch, Estrela Eta da constelação de Ursa Maior). Quando tinha onze anos, Mime matou seu pai de criação Folken, após descobrir que o mesmo havia matado seus verdadeiros pais. Depois disso, parou de demonstrar sentimentos, e lutando contra Ikki de Fênix, o guerreiro se lembra da verdade sobre seu pai e acaba se arrependendo dos seus pecados e confia seu sonho a Ikki antes de morrer. Usa uma lira para lutar. Seu golpe é o Réquiem de Cordas. Também possui um ataque de múltiplos raios à velocidade da luz semelhante ao de Saga de Gêmeos e Aiolia de Leão.
  • Alberich (Guerreiro Deus de Megrez, Estrela Delta da constelação de Ursa Maior). Era o único dos guerreiros deuses que sabia que Hilda estava dominada pelo feitiço do anel do Nibelungo, tendo inclusive visto a cena. Tendo em vista tal situação, resolveu se aproveitar da luta entre os guerreiros deuses e os cavaleiros de bronze para conquistar o mundo. Aproveitando-se da sua inteligência e desonestidade acaba quase vencendo todos os cavaleiros de Atena mesmo não sendo muito poderoso, mas acaba sendo derrotado por Shiryu que aprendeu a lidar com seus golpes. Pretendia conseguir todas as safiras de Odin para conseguir a armadura de Odin e controlar o mundo no lugar de Hilda. Seus golpes são a Couraça de Ametista, a Espada de Fogo e a Unidade da Natureza.
  • Shido (Guerreiro Deus de Mizar, Estrela Zeta da constelação de Ursa Maior). Um dos mais fortes guerreiros deuses, é o primeiro a enfrentar os cavaleiros de Atena, e o único a enfrentar um cavaleiro de ouro, Aldebaran de Touro, levando a vitória com a ajuda de seu irmão Bado de Alcor. Enfrentou Shun de Andrômeda e por pouco não o venceu graças ao poder da Tempestade Nebulosa de Shun. Seus golpes são o Impulso Azul e as Garras do Tigre Negro.
  • Bado (Guerreiro Deus de Alcor, Estrela Zeta da constelação de Ursa Maior). Irmão gêmeo de Shido é mais poderoso que ele e foi o responsável pela derrota de Aldebaran de Touro na luta contra Shido. Desconhecido por todos os outros guerreiros e cavaleiros à exceção de seu irmão e Hilda, foi descoberto por Shina de Cobra que o enfrentaria mais tarde. Quando pequeno foi abandonado por sua família, já que em Asgard acreditava-se que gêmeos davam má sorte. Sempre ataca junto com seu irmão, porém nunca aparece. Só apareceu quando seu irmão foi atacado fortemente por Shun, que tentava conseguir a safira de seu irmão, mas ao tentar matar Shun sorrateiramente foi interceptado por Shina que travou uma rápida luta com ele, mas foi derrotada. Acabou levando um golpe mais forte de Ikki, que é pego de surpresa por Shido que confessa que sua família nunca o esqueceu e segurando Ikki manda Bado atacar, mesmo correndo risco de morte. Mas Bado, vendo que amava seu irmão não o atacou e Shido morreu. Em homenagem ao seu irmão levou o corpo dele para ser enterrado na cidade natal de seus pais. Seu golpe é a Garra do Tigre da Sombra.

  • Siegfried (Guerreiro Deus de Dubhe, Estrela Alfa da constelação de Ursa Maior). O mais poderoso dos guerreiros deuses e o mais leal a Hilda junto com Hagen. Diz a lenda, que seu ancestral derrotou o dragão Fafnir e se banhou com seu sangue porém, uma folha o cobriu em ponto de suas costas, semelhante ao do Shiryu, de modo que, não se molhou ali. Por também ser um guerreiro com poderes baseados em dragões, tem um único ponto fraco, assim como Shiryu, mas mesmo assim sobreviveu após levar três golpes neste ponto, sendo um mais forte que o outro. Abateu facilmente os cavaleiros, mas quando finalmente ia ser derrotado por Seiya, Sorento de Sirene surge, conta a verdade sobre Hilda e o Anel e diz que Siegfried deveria se submeter a Poseidon. Siegfried, já ferido do combate com Seiya, não tem mais forças para combater Sorento e usa um ataque final suicida, tal qual o Último Dragão de Shiryu, sumindo no horizonte junto com Sorento(que durante a luta contra Poseidon, explica como sobrevivera ao ataque). Seu ataques são a Espada de Odin, um golpe em que ele suicida-se de forma semelhante ao Último Dragão de Shiryu e o Vendaval do Dragão.

Saga de Poseidon



A Saga de Poseidon é um dos principais arcos do anime/mangá Os Cavaleiros do Zodíaco, criado por Masami Kurumada. Narra a Guerra Santa entre Atena e Poseidon.

Histórico das Guerras Santas

Segundo o Hipermito, Poseidon, o Imperador dos Mares, lutou contra Atena pela posse das terras árticas e acabou sendo aprisionado pela deusa logo após a Guerra Santa, ocorrida há milhares de anos. Os combates foram tão intensos que causaram um dilúvio na Terra e o desaparecimento de Atlântida, onde ficava o Templo terrestre de Poseidon.
Treze anos antes da batalha atual, Kanon, irmão gêmeo de Saga de Gêmeos, foi aprisionado na prisão do Cabo Sunion, onde encontrou um caminho que leva a Fortaleza Submarina de Poseidon. No Templo Submarino, estão guardadas a ânfora na qual a alma de Poseidon foi aprisionada e as Escamas dos Sete Generais Marinas. Escama é a denominação das armaduras usadas pelos Marinas, as escamas dos sete Generais Marinas são tão poderosas quanto às Armaduras dos Cavaleiros de Ouro.
Inicialmente, as Armaduras dos Cavaleiros de Atena foram criadas exatamente para combater os Marinas. Naquela época, a humanidade não possuía armas capazes de atravessar as poderosas Escamas, feitas do misterioso metal Oricalco, e nem tinham habilidades de luta para enfrentar os Marinas que as vestiam. As Armaduras de Atena foram desenvolvidas para combatê-los, o que resultou no nascimento dos Cavaleiros de Atena para vestí-las.

O sequestro e o sacrifício de Atena


No clímax da Saga de Asgard, Atena é raptada perante os cavaleiros por uma onda gigantesca. Enquanto os cavaleiros tentam descobrir o paradeiro de Saori, eventos catastróficos começam a ocorrer ao redor do do mundo: maremotos, chuvas torrenciais, nevascas, etc. Sabendo que o verdadeiro inimigo é o Imperador dos Oceanos Poseidon, que colocou e controlou Hilda através do poder do Anel de Nibelungo para que destruísse Atena e os Cavaleiros, Seiya e outros descobrem com a ajuda de Hilda e Frea uma passagem em Asgard que pode levá-los até a Fortaleza Submarina do deus dos Mares.
Enquanto isso, Saori acorda de um sono profundo nos aposentos do Templo de Poseidon. Ao encontrar o deus, ela imediatamente o reconhece como sendo Julian Solo: filho de uma rica família de comércio marítimo, que em seu aniverário havia pedido a mão de Saori em casamento, sendo recusada pela jovem. O deus explicou seus planos com Hilda e explicou a Saori que agora que o seu cosmo está provocando esses inúmeros desastres pelo mundo ele pretende "limpar" a humanidade da face da Terra para construir uma nova Utopia. Mesmo percebendo o choque de Atena ao saber de suas intenções, Poseidon ainda tenta convencer Atena - da mesma forma que havia tentado fazê-la casar com ele anteriormente - que junte-se a ele e dominem o mundo junto. Porém, Saori não aceita a proposta e mostra-se preparada para tomar qualquer atitude necessária para impedir Poseidon, mesmo que isso signifique o início de uma nova Guerra Santa.
Ainda confuso com seus sentimentos humanos para com Atena, Poseidon lhe garante que não importa o que ela ou seus Cavaleiros façam pois o destino da humanidade já está decidido. Então, para adiar o trágico fim, ele sugere que Atena se sacrifique dentro do Grande Suporte Principal recebendo toda a água das chuvas. Ele compara esse sacrifício ao ritual que antigamente era realizado ao se sacrificar jovens donzelas em templos para consolidar e fortificar os alicerces de uma civilização, ou seja, com o sacrifício de Atena, Poseidon pretendia tornar o Grande Suporte Principal e todo o Templo Submarino resistentes até mesmo ao fim do universo. Atena aceita a proposta mas garante a Poseidon que seus Caveleiros irão salvá-la e deter suas intenções malignas. Poseidon discorda lhe explicando sobre a indestrutibilidade do Grande Suporte Principal. O deus dos Mares ainda garante a Atena que seus patéticos Cavaleiros nunca seram capazes de derrotar seus poderosos Generais Marinas.

Marinas

São os guerreiros que defendem o deus dos mares. Ao contrário dos cavaleiros de Atena, os Marinas não têm restrição ao uso de armas. Diferente dos Cavaleiros de Atena, que são escolhidos entre vários candidatos e qualificados após duro treinamento, os Marinas são poderosos guerreiros escolhidos pela própria Escama.
O perfil de quem é escolhido para ser um Marina é variado - desde estudantes de música até ex-candidatos a Cavaleiros de Atena. Quando eles pressentem que está por vir a ressurreição de Poseidon, juntam-se na Fortaleza Submarina, a fim de receber suas Escamas. Porém, assim como os cavaleiros de Atena, quando Poseidon está morto ou selado, nada os impede de continuar usando suas respectivas Escamas. Além do título de Marina, esses guerreiros compartilham de um dos grandes ideais de Poseidon, que é "purificar a face terrestre". A fidelidade cega que têm em relação a Poseidon é a fonte de toda a força dos Marinas, na maioria dos casos.
São divididos em três classes:
  • Soldados: Os mais fracos guerreiros de Poseidon. Aparecem poucos dessa classe, limitando-se a acompanhar a comandante Thetis de Sereia em suas missões na Terra.
  • Comandantes: Classe intermediária, da qual somente aparece Thetis de Sereia. Equiparam-se aos Cavaleiros de Prata.
  • Generais: São sete ao todo. Suas habilidades de luta e escamas rivalizam com os Cavaleiros de Ouro.

A Fortaleza Submarina



Após a desaparecimento de Atlântida e o consequente afundamento do Templo de Poseidon, o deus dos Mares precisou criar 7 Pilares - cada um representando um oceano da Terra - e um Suporte ou Pilar Principal para sustentar as águas que cobriam seu templo. Apesar de sua aparência comum, os 7 Pilares são praticamente indestrutíveis e mesmo poderosos golpes dos mais fortes cavaleiros não são capazes de lhes infligir qualquer dano. As únicas armas capazes de destruirem os Pilares são as armas da Armadura de Libra.
Ao centro do Templo de Poseidon encontra-se o Grande Suporte Principal: um imenso pilar que serve de apoio ao suporte da abóboda do Templo caso os outros 7 Pilares sejam derrubados. Enquanto os outros Pilares permanecerem erguidos, o Grande Suporte Principal é invulnerável e nem mesmo as armas de Libra são capazes de lhe fazer se quer um arranhão. Somente com a quedas de todos os Pilares o Suporte Principal torna-se suscetível à ataques e pode cair.
Caso algum dia o Grande Suporte Principal seja destruído, o Templo Submarino será envolvido e destruído pelas águas que o cercam. Porém, pelas próprias palavras de Thetis de Sereia: "isso somente acontecerá quando o Céu e a Terra trocarem de lugar".

Personagens

 

  • Julian Solo: herdeiro de uma rica família que explora o comércio marítimo, é a reencarnação de Poseidon.
Generais de Poseidon
  • Bian de Cavalo Marinho: General Marina guardião do Pilar do Oceano Pacífico Norte.
  • Io de Scylla: General Marina guardião do Pilar do Oceano Pacífico Sul
  • Krishna de Chrysaor: General Marina guardião do Pilar do Oceano Índico.
  • Kasa de Lymnades: General Marina guardião do Pilar do Oceano Antártico.
  • Isaak de Kraken: General Marina guardião do Pilar do Oceano Ártico.
  • Sorento de Sirene: General Marina guardião do Pilar do Oceano Atlântico Sul.
  • Kanon de Dragão Marinho: General Marina guardião do Pilar do Oceano Atlântico Norte.
Comandantes de Poseidon
  • Thetis de Sereia: Única comandante até o momento conhecida. Sendo uma assessora de Poseidon.
Soldados de Poseidon
Mesmo os Marinas de mais baixo escala possuem suas Escamas. Portanto, ele são capazes de lidar de igualdade com os Cavaleiros de Bronze.

Saga de Hades




A Saga de Hades é um dos arcos principais da série de anime/mangá Os Cavaleiros do Zodíaco criada por Masami Kurumada. Relata a Guerra Santa entre Atena e Hades.

Histórico das Guerras Santas


O Senhor das Trevas na mitologia, Hades, foi aprisionado há 243 anos, junto de seu exército. A batalha entre os Cavaleiros e os Espectros na última Guerra Santa ultrapassou todos os limites do imaginável, e muitos dos Cavaleiros perderam suas vidas. Somente dois Cavaleiros de Ouro sobreviveram, Dohko de Libra e Shion de Áries. Dohko recebeu de Atena a técnica Misopetha-Menos e viveu até os dias atuais. Shion, descendente do povo de Mu, possui longevidade. Mas Shion foi morto pelo cavaleiro de Saga de Gêmeos. Depois de 243 anos, Hades se liberta, pois o selo de Atena perdeu sua validade, e então tenta dominar o mundo, assim trazendo uma nova Guerra Santa. Mas os cavaleiros de bronze juntamente com os Cavaleiros de Ouro, se ajudam para acabar com Hades, e o Cavaleiro de Ouro que mais se destaca na saga do submundo, é Kanon, irmão gêmeo de Saga e considerado, até então, um traidor.

 


Atena temendo que os cavaleiros de bronze perdessem a vida, avisa a todos no Santuário que não deixassem em hipótese nenhuma os cavaleiros de bronze entrarem neste lugar, pois sabia que a batalha contra Hades ia ter início e que possivelmente todos eles perderiam a vida. Ikki de Fênix é o único que obedece seriamente a suas ordens, os demais não obedecem essa ordem e vão ao Santuário para saber o que está ocorrendo.
Já foi citado que mesmo um Cavaleiro de Atena, como ser humano, não possui vida eterna, mas essa regra não se aplica ao exército dos Espectro de Hades. Como governador de todo o Mundo dos Mortos, Hades é capaz de conceder um corpo físico para as almas mortas. O conceito de morte não existe entre os soldados de Hades, o que os torna destemidos em luta e guerreiros de força descomunal.
O Mundo dos Mortos dominado por Hades é um mundo inatingível pelo poder de outros deuses, inclusive Atena. Somente aqueles seres reconhecidos por Hades podem possuir os poderes nesse mundo, ou seja, somente os Espectros. Isso impediu desde tempos remotos que os domínios de Hades fossem invadidos por outros exércitos e Atena nunca conseguiu cortar o mal de Hades pela raiz. Contudo, após o segundo despertar de Hades o cavaleiro da casa de Virgem conseguiu descobrir meios de penetrar no mundo dos mortos, através do Arayashiki.
Na última Guerra Santa, os Cavaleiros de Atena deram tudo de si para aprisionar o exército de Hades. Contudo, era evidente que o selo que os prendia não duraria para sempre e, um dia, eles voltariam. Por essa razão, Dohko foi incubido de vigiar o selo, permanecendo nos cinco picos de Rozan.

Enredo


A Saga de Hades pode ser dividida em três fases:

Santuário

Após 243 Anos o Selo que Atena lançou após a última Guerra Santa se enfraquece e acaba libertando as 108 Estrelas Malignas, que estavam aprisionadas em uma Torre. Assim, as Estrelas escaparam e espalharam-se pelos quatro cantos do mundo, penetrando no corpo dos seres escolhidos como Espectros.
Além dos 108 Espectros, Hades revive alguns Cavaleiros de Atena e lhes concede as Vestimentas do Mundo dos Mortos, as Sapúris. Esses Cavaleiros revividos, vigiados por alguns espectros originais, invadem o Santuário para matar Atena. Pelo lado de Atena encontram-se Mu de Áries, Aldebaran de Touro, Aiolia de Leão, Shaka de Virgem, Dohko de Libra e Milo de Escorpião, além dos Cavaleiros de Bronze.
Após a partida de Atena para o Mundo dos Mortos os Cavaleiros de Bronze recebem de Shion, o antigo Mestre do Santuário, novas vestimentas além da Sagrada Armadura de Atena, que deve ser entregue para a Deusa. Assim, os cavaleiros de Bronze partem para o Mundo dos Mortos, juntamente com Dohko e Kanon, este último trajando a Armadura de Gêmeos.

Inferno


A única maneira de chegar ao Inferno sem se submeter aos domínios de Hades é despertando o oitavo sentido (Arayashiki), Atena e Shaka de Virgem atingem o Arayashiki e vão ao Mundo dos Mortos enfrentar Hades, enquanto Dohko é quem ensina aos Cavaleiros de Bronze a despertarem o Oitavo Sentido.
Já no Mundo dos Mortos Seiya e Shun permanecem juntos, enquanto Shiryu e Hyoga fazem o mesmo. Todos só vão se reencontrar na frente do Muro das Lamentações. Pégaso e Andrômeda conhecem o Cavaleiro de Prata Orfeu de Lira e ficam sabendo de sua triste história. Juntos os três atacam Hades, apenas para descobrir que o Imperador não passava de uma Ilusão. é então revelado que Shun é a Reencarnação do Deus dos Mortos.
Atena e Shaka enfrentam Shun/Hades e conseguem libertar o Cavaleiro de Andrômeda do domínio do Imperador dos Mortos. Hades foge para os Campos Elíseos e Atena o persegue.
Os demais Cavaleiros precisam entregar a Armadura de Atena para Saori, e a única maneira é atravessar o Muro das Lamentações. Apenas com a união dos 12 Cavaleiros de Ouro é possível abrir um buraco no Muro.

Elíseos

Com receio de que seu corpo mitológico original, nascido da relação entre Cronos e Réia fossse ferido, Hades separou sua alma dele e o escondeu em seu Templo, localizado nos Campos Elíseos.
Atena perseguiu Hades, mas foi aprisionada por Hypnos, o Deus do Sono. Os Cavaleiros chegam aos Campos Elíseos e enfrentam os deuses gêmeos: Thanathos, Deus da Morte, e Hypnos, Deus do Sono. Ao enfrentar os Deuses os Cavaleiros despertam o nível mais alto das Armaduras, as chamadas Armaduras Divinas.
Seiya e Ikki chegam até o Templo de Hades para salvar Atena, mas acabam despertando Hades e seu corpo verdadeiro. Os Cavaleiros entregam a Armadura de Atena para a Deusa e a batalha mitológica entre os Deuses finalmente ocorre. A vitória chega com a união dos cosmos de Atena e de seus Cavaleiros remanescentes.

FILMES


Cinco filmes foram feitos pela Toei Animation e pela Bandai, sendo o último escrito por Masami Kurumada, o autor original da série. Com a exceção do Prólogo do Céu, o último filme, nenhum deles faz parte da cronologia da história original, são apenas sagas alternativas. A maioria dos filmes dos Cavaleiros do Zodíaco possui duração inferior a sessenta minutos. Todos os cinco filmes representam lutas dos cavaleiros de Atena contra algum deus maléfico.

É importante destacar que muitas pessoas não consideram os filmes como peças relevantes da série Saint Seiya, provavelmente devido à baixa receptividade quanto à qualidade dos mesmos. Algumas críticas feitas aos filmes são o pobre desenvolvimento psicólogico dos personagens e a pouca criatividade nas histórias. De acordo com os comentários mais comuns, as tramas sempre giram em torno das lutas dos cavaleiros de Atena contra algum deus maléfico que vem à Terra acompanhado de alguns soldados com o intuito de destruir a raça humana. Em todos os filmes, a deusa Atena é raptada ou abduzida, o cavaleiro Shun é facilmente derrotado e inevitavelmente resgatado por seu irmão Ikki, e basta um golpe de Seiya(Interpretado por Eduardo F. Possatti) com a flecha da Armadura de Ouro de Sagitário para pôr fim às intenções perversas das divindades.

Entretanto, diferente do senso comum, Masami Kurumada participou ativamente da elaboração dos três primeiros filmes explicando a utilização de elementos que seriam reutilizados no mangá, como a ressureição dos Cavaleiros de Ouro, o lendário Cavaleiro de Lira, e o golpe suicida de Saga em Jaú (semelhante ao golpe suicida de Kanon em Radamanthys).

Kurumada desenhou pessoalmente o visual dos cinco inimigos do primeiro filme, bem como os de Durval, Loki, Frey e Freya em A Grande Batalha dos Deuses (tendo o desenhos destes dois últimos sido reaproveitados no mangá, sobre a forma de Alexei e Natassia). O visual do deus Abel também foi elaborado pelo criador da série, servindo de base para o desenho de Apolo.

Diferente dos primeiros filmes, o Prólogo do Céu teve recepção positiva pelos fãs em todo o mundo, embora o mesmo não possa ser dito dos fãs japoneses, o que explica o fracasso de público na sua exibição. Em virtude das alterações de seu roteiro original, e o fracasso do filme no Japão, Masami Kurumada exigiu a sáida de toda a equipe de animação da série, que foi substituída na produção de Hades. O que ele não contava era com aceitação positiva dos fãs e sucesso de vendas do Prólogo do Céu depois da sua versão em DVD e sua recepção mundial.

Os filmes são:

O Santo Guerreiro 

é o primeiro filme dos Cavaleiros do Zodíaco. Foi lançado em 1987 de forma independente, não seguindo a cronologia do anime nem do mangá. Esta foi a primeira história especial dos Cavaleiros do Zodíaco. O curta conta a história da Deusa Éris que encarna na jovem Eiri e seqüestra a Saori Kido para tomar seus poderes, usando seu pomo dourado.


Os cavaleiros de Bronze vão ao santuário de Éris resgatá-la. No santuário acontece lutas contra cavaleiros de Atena traidores, agora como fantasmas de Éris. No Brasil só foi lançado em VHS, durante a primeira exibição de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil (1994). Posteriormente foi redublado para ser lançado em DVD.

A Grande Batalha dos Deuses 

é o segundo filme da série Os Cavaleiros do Zodíaco, foi lançado em 1988. Foi um dos filmes mais populares dos Cavaleiros do Zodiaco, que serviu de base para a criação da Saga de Asgard no anime.


O filme é inspirado na mitologia nórdica, desfocando um pouco da grega que até então era mais abordada. Inicialmente lançado em VHS no Brasil. Posteriormente foi redublado e lançado em DVD.

A Lenda dos Defensores de Atena 

foi o terceiro filme da série de TV, Os Cavaleiros do Zodíaco, lançado em 1988. O filme teve um grande sucesso tanto no Japão quanto no Brasil, sendo o de segunda maior bilheteria, superado apenas por Prólogo do Céu.


O título original do longa era "Shinku no Shōnen Densetsu", "A Lenda do Jovem Escarlate". Foi lançado em VHS na época da primeira exibição do anime no Brasil. Posteriormente foi redublado e lançado em DVD.
 
Os Guerreiros do Armagedon ou Cavaleiros do Zodiaco - A Batalha Final

é o quarto filme do anime da série Os Cavaleiros do Zodíaco. Desta vez, a história deixa de lado seus usuais contextos mitológicos para girar em torno do cristianismo. Foi o filme mais polêmico da série, tanto que uma das cenas foi cortada por mostrar uma Bíblia sendo queimada. Foi lançado no Brasil em VHS com o título "A Batalha Final". Posteriormente foi relançado em DVD com nova dublagem e com o título "Os Guerreiros do Armageddon".


Ao contrário dos filmes anteriores que não se encaixavam na cronologia da série, este filme se passa após os confrontos com Poseidon, Éris e Abel, visto que Lúcifer só pôde retornar à Terra com o esforço dos espíritos dos três deuses já derrotados pelos cavaleiros de Atena.
 
Prólogo do Céu

é o quinto filme da série Os Cavaleiros do Zodíaco. O filme foi exibido dia 14 de Fevereiro de 2004 e lançado oficialmente no dia 2 de novembro de 2006 no Brasil. O DVD oficial foi lançado no dia 24 de Setembro de 2004 no Japão e em 2007 no Brasil. Ao contrario dos quatro primeiros filmes da serie, este segue a cronologia do anime. Foi produzido pela Toei Animation após o sucesso da saga de Hades, e em comemoração aos trinta anos de carreira do mangaka Masami Kurumada.


O filme tem um foco mais adulto, tanto no vocabulário quanto no enredo, sendo assim não se trata mais de um anime shōnen já cresceu e tornou seinen, assim como a maioria de seus fãs cresceram e se tornaram adultos. Ao contrário da saga de Hades, que possui cenários bem escuros, este novo filme traz cenários muito claros e limpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.