domingo, 18 de março de 2012

Shurato




Tenkū Senki Shurato (A Guerra Celestial de Shurato), ou simplesmente Shurato, é uma série de mangá criada por Hiroshi Kawamoto e transformada em anime pela Tatsunoko Productions. Tanto o anime e o mangá seguem as tentativas dos deuses de Asura em dominar o Mundo Celestial. Shurato, o personagem título, foi trazido para o campo de batalha e se torna um membro essencial dos Oito Guardiões do Povo de Deva e luta para resgatar a deusa Vishnu. Tanto no mangá e anime, Asura é representado por Indra, cujos subordinados engajam Shurato e seus companheiros em diversas ocasiões.



O mangá de Shurato começou a ser publicado no final da década de 1980 na magazine Shōnen King da revista Shōnen Gahosha e foi animado pelos estúdios da Tatsunoko Productions. Estreou na TV Tokyo em 6 de abril de 1989 e continuou até 18 de janeiro de 1990, gerando 38 episódios, ainda que seu final só tenha sido mostrado no OVA auto-intitulado de 1991. Algumas edições internacionais do anime foram feitas, ainda assim os países em que obteve maior sucesso foram Japão, França e Brasil.

História



Shurato Hidaka e Gai Kuroki são dois melhores amigos de infância e opostos um do outro em aparência e personalidade. Enquanto lutavam um contra o outro na final de um torneio de artes marciais, eles são subitamente encobertos por uma misteriosa luz e transportados para um lugar paralelo, o Mundo Celestial, onde a tecnologia moderna não existe e, ao invés disso, as pessoas dependem de seus Souma, uma forma de energia espiritual.



Shurato descobre que ele é, na verdade, a reencarnação de um rei antigo de mesmo nome, e um dos Hachibushu, um grupo de oito guardiões lendários com alta quantidade de Souma, sendo trazido para aquele mundo com Gai para lutar contra os deuses de Asura, uma legião de guerreiros destrutivos. Entretanto, por razões desconhecidas, Gai tenta matar Shurato repetidas vezes, confundindo Shurato, uma vez que o Gai real é um pacifista e a pessoa com mais compaixão que ele conhece.
Shurato, logo que acorda neste novo ambiente, conhece Rakesh, que se diz apaixonada por ele. Não demora muito e também encontra Gai, vestido com uma estranha armadura e disposto a matá-lo. Na luta ele encontra um pequeno artefato em forma de leão, que se transforma em sua armadura. É salvo pela aparição de Leiga (Rei Karla), que leva Rakesh e Shurato para junto de Vishnu, que revela ser ele um dos 8 Guardiões Divinos do Povo de Deva.



Shurato não aceita todas estas informações e apenas pensa em como encontrar Gai e voltar ao seu mundo, mas seus planos são alterados por ser espectador de uma traição a Vishnu: Mestre Indra, seu maior discípulo, a transforma em pedra. Ajudado pelo poder de Vishnu, foge do palácio junto de Hyuuga (Rei Celestial) e Rakesh. Indra acusa-os de ter petrificado Vishnu e juntos deverão provar sua inocência e trazer a vida novamente a Vishnu. Depois que descobrem que Indra é o verdadeiro traidor, Ryouma e Leiga se juntam a eles, já os demais guardiões são enganados pelo falso comandante e acabam lutando com seus companheiros.


Shurato no Brasil


Era de se esperar que os concorrentes diretos de Saiya & cia fossem lançados no Brasil. Não demorou muito mesmo, e Shurato estreou na Tv Manchete no ano de 1996. A expectativa já era boa pois as “Heróis” da época falavam do anime de forma bastante variada (uns elogiavam, outros detonavam!). Shurato e seus 38 episódios acabaram não se tornando um sucesso enorme, mas não passou despercebido também.
O destaque ficou por conta da versão brasileira realizada nos estúdios da Dubla Vídeo em São Paulo. Apesar das mesmas vozes de Cavaleiros terem sido utilizadas, a interpretação dada à cada personagem pelos dubladores, fez com que a série se tornasse um dos melhores animes já dublados no Brasil. Palmas para a competente direção. Marcelo Campos, Tânia Gaidarji; Letícia Quinto; Márcia Regina; Cassius Romero e vários outros nomes famosos da dublagem paulista fizeram parte do elenco.
As versões das músicas de abertura e encerramento não ficaram muito ruins, mas trocaram as cenas e também não exibiram a segunda abertura e o segundo encerramento que a série possuiu. Pela primeira vez, se preocuparam em passar os créditos de um anime para o português e tal prática se repetiu depois em Yu Yu Hakusho – outro anime trago pela distribuidora Tikara Films na década de 90.


Estranhamente, o narrador soletrava o nome Shurato antes da música de abertura começar… Seria uma mensagem subliminar pra que ninguém esqueça da série? XD
Os brinquedos baseados no anime foram lançados pela Glaslite e comercializados relativamente bem no mercado. Por conta do bom retorno do anime, a Tikara Films tinha PLANOS de trazer a mini-série de 6 capítulos lançados em 1991 após o final da série. Os Ova’s de Shurato DEVERIAM ser exibidos na Manchete, mas a emissora perdeu um pouco da empolgação inicial, e com medo de ter prejuízos, a distribuidora deixou o lançamento de lado – entrando de cabeça nos planos de promoção de Yu Yu Hakusho.
Shurato foi exibido e reprisado à exaustão (a série saiu definitivamente do ar em 1999!). Por ser uma série curta, o público conseguiu se enjoar do anime, mas em tempos de “retornos” de animes à tv brasileira, o pessoal já está esperando que dentro de algum tempo Shurato volte a explodir seu Soma e recitar suas frases divinas na tv… Naomak Sawanda Bodanah… Abila un Ken Sowaaaaaaaaaaaaaka! XD
Quem estiver com muitas saudades pode tentar caçar algumas fitas lançadas em vídeo. Dvdzin, que seria bom…

Os Personagens


Rei Ashura


Aqui ficou como Rei Shura. Como seu própio nome diz é o rei dos shuras um dos poucos de sua raça que não são inimigos dos Devas. Possui o Soma mais Forte ao lado de Ryuma. É o personagem principal do anime.


Rei Naga-Raja ou Rei Dragão.


Ryuma, é o mais forte dos oito guadiões ao lado de Shurato, mas é o mais experiente, sempre conduz as lutas de maneira a orientar o grupo. Ryuma vence a luta mais difícil da série . É o melhor amigo de Hyuga, essa amizade faz com que confie em que o amigo não é um, traidor. 


Deva Raja - Rei dos Devas , aqui Rei Celetial . 


É Hyuga,o Tigre , testemunha da traição de Indra e levou a culpa junto com Shurato. Sofre com o estado de Vishnu e tenta salvá -la antes que o mundo Celestial se destrua. Rei Yaksha - O lobo , personificado por Gai , amigo de Shurato. Na terra Gai era leal, honesto e generoso. No mundo celestial conspira junto com Indra e pretende matar Shurato a qualquer custo.


Rei Garuda - Aqui Rei Karla


Reiga , aqui Leiga. (mania de brasileiro em trocar nomes japoneses que começam com a letra R para a letra L, não sei de onde tiraram essa mania ) O mais “delicado” dos oito guardiões. Na verdade Leiga não possue sexo definido , ele é um andrógeno. Apesar de ter aparência de homem,tem trejeitos femininos e se pinta como uma mulher. Rei ou rainha das aves, representa o pássaro mitológico de fogo, Fênix. 

Gandaharva Raja


Aqui Rei Hiba , representado por Kibao Dan, o mais feroz dos oito guardiões, preza pela força física. Seu a animal símbolo é o javali.

Moharoga Raja - Aqui Rei Dapha


Rei da água . Kenya ( Kuuya, no original), o mais esforçado dos ito guardiões. O nome é uma omenagem á um monge budista do século XVI, que conseguiu grande força por muito treinar.

Kimnara Rengue Raja


Aqui Rainha Nala, a única flor dos oitos guardiões. No desenho é representada por Rengue ( aqui Lengue), a única mulher entre os guardiões. Seu nome em japonês significa Flor de Lótus .

Rakshu


A namorada de Shurato, é uma adaptação japonesa do nome Laksimi, deusa hindú da sorte e da fortuna . Aqui, virou Hakesh.

Os guardiões usam uma energia chamada Soma para lutarem. O Soma nada mais é do que o Kí , para os hindús. No anime funciona como o cosmo em Cavaleiros . Cada guardião entoa um mantra como o de Shurato : Nawmaki Samandha Boddan Nah Abbila Um Kemn Soh Wahka ! E solta o seu golpe .
Shakti - É a armadura dos guardiões também entoa -se um mantra para usá - la, Shurato diz Ohm Shura Soh Wahka, Hyuga diz Ohm Ten Soh Wahka e as-sim vai, cada guardião possui seu mantra própio. O Shakti possui “vida própria” , regenera os danos sofridos , mas depende do Soma do guardião para isso, ou seja, quanto mais forte for o soma, mais forte será o Shakti.


Videos


Trilha Sonora






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.