domingo, 25 de março de 2012

A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM PARTE II



O POSITIVISMO E AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO


Segundo Émile Durkheim, a sociologia deveria descobrir as leis do progresso e do desenvolvimento social, cabendo-lhe, ainda, descobrir normas de conduta dos indivíduos.
Partindo desse ponto, a ciência da sociedade deveria observar fatores de comportamento comuns a todos os homens, utilizando em suas investigações os mesmos procedimentos das ciências naturais, quais sejam: a observação, a experimentação, a comparação e etc.
Através dessa análise da sociedade surge o termo "fato social", que é uma consciência coletiva, ou seja, é o conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, que forma um sistema determinado, com vida própria (generalidade).
Esses "fatos sociais" apresentam coercitividade, exterioridade e generalidade.
O sociólogo deve deixar de lado suas prenoções ao analisar um fato social, ou seja, seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, nada têm de científico e podem distorcer a realidade dos fatos.


Essa postura exige o não-envolvimento afetivo ou de qualquer outra espécie entre o cientista e seu objeto. A neutralidade exige também a não-interferência do cientista no fato observado.
Para se obter um resultado sem margem de erros, o fato social deve ser tratado como "coisa", isto é, objetos que, lhe sendo exteriores ao pesquisador, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos envolvidos pensassem ou declarassem a seu respeito.
Para a constatação dessa afirmativa é necessário o uso de certos critérios científicos, dentre eles a experimentação (laboratório), que consiste na observação e análise dos fenômenos naturais, tendo como base um determinado grupo de indivíduos que servirá de alvo para tratamentos e para manipulação que o experimentador (Sociólogo) opera, a fim de verificar uma reação de "causa/efeito".
A partir dessa pesquisa "laboratorial" (questionários) pretende-se demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular (são exteriores).
Portanto, a partir do momento em que os fatos sociais são vistos como "coisas" - tudo o que pode existir concretamente, nenhum pensamento pode ser formulado, nenhuma idéia extraída - a sociologia dá um passo adiante e passa a ser vista com ‘status’ de ciência, tendo por objeto de estudo o fato social, com propriedades fixas capazes de serem compreendidas cientificamente.




Durkheim pretendia, com a definição do que vem a ser o fato social, mostrar que este é uma consciência coletiva, ou seja, é o conjunto das maneiras de agir, de pensar e sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do que se lhe impõe.
Em outras palavras, a sociedade já está pronta e constituída antes do próprio nascimento do indivíduo e os fatos sociais são uma característica dessa sociedade, independente da vontade de cada indivíduo.






Prof. José Manuel / Amélia (Monitora)
15/04/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.